Plataforma auxilia estudantes um mês antes da prova do Enem

Como é sabido pela grande maioria das pessoas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um exame que visa avaliar o grau de instrução adquirido pelos estudantes ao longo do Ensino Médio.

Apesar de ter sido desenvolvido com o principal objetivo de diagnosticar o ensino, atualmente o Enem é considerado como um grande passaporte para o Ensino Superior, tendo em vista que hoje em dia inúmeras universidades federais utilizam o Enem como processo de seleção para as vagas oferecida nos mais variados cursos disponíveis nestas instituições.

Para substituir o Enem quanto a conclusão do ensino fundamental e médio, é realizada a prova do Encceja para jovens e adultos. Sabe-se a importância desse diploma, por isso, existe esse exame. Assim, é muito mais fácil de conseguir um bom emprego e se qualificar no mercado de trabalho.

Para que você possa estudar e se preparar, é possível utilizar as provas anteriores do Encceja, as mesmas são encontradas na internet para download.

O Enem já existe desde o ano de 1998 e passou por uma intensa reformulação no ano de 2009, quando passou a ser processo seletivo para inúmeras instituições de ensino superior. Tal iniciativa partiu do Ministério da Educação e foi apoiada pelo Governo Federal, sendo desenvolvida com o intuito de democratizar mais o acesso à educação no Brasil. De modo geral, esta iniciativa vem dando certo e vem trazendo bastante retorno, principalmente para os alunos oriundos da rede pública de ensino do país.

Além de ter a chance de participar do sistema de seleção para faculdades públicas federais por meio do programa SiSu, os candidatos ainda têm a possibilidade de concorrer a bolsas de 50 a 100% em instituições de Ensino Superior particulares por meio do Prouni. Vale lembrar que as instituições que adotam ao Enem como processo seletivo utilizam as notas da forma que acharem mais pertinente, ou seja, definem as diretrizes do processo de seleção baseadas no Enem da forma que acharem mais pertinente.

Para o ano de 2012 o Enem seguirá o mesmo padrão das edições anteriores, acontecendo em dois dias de exames e testando os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do Ensino Médio por meio de questões objetivas e uma redação na modalidade dissertativa. Sendo assim, para o ano de 2012 mantêm-se a abordagem proposta nas edições anteriores avaliando o conhecimento adquirido nas seguintes áreas do saber: Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *